top of page
Buscar

Guia Prático: 2 Passos Infalíveis Para Ensinar Seu Filhote a Fazer as Necessidades no Lugar Certo

  • Foto do escritor: Gustavo Dias Oliveira
    Gustavo Dias Oliveira
  • 8 de ago. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de ago. de 2023


ensinar o filhote a fazer as necessidades no lugar certo

Ensinar o filhote a fazer a necessidade no lugar certo, no local designado pelo tutor, é geralmente o primeiro desafio pós adoção de um cãozinho. E falamos de filhotes, mas é possível educar cães de qualquer idade, claro que filhotes por estarem no período de desenvolvimento aprendem com maior celeridade, mas cães de qualquer idade podem aprender qualquer coisa se seu tutor tiver consistência e paciência para ensiná-lo.


Antes de iniciarmos precisamos fazer uma observação importantíssima:


Não ensine seu cão a fazer as necessidades somente fora de casa, pois quando por algum motivo ou circunstância não conseguir levá-lo para rua ele ficará segurando e pode ter problemas de saúde sérios. Pensando no bem-estar do cão, é fundamental que ele consiga fazer as necessidades naturalmente sem depender do tutor.


Agora vamos lá, os 2 passos para ensinar o filhote a fazer as necessidades no lugar certo:


  • Prepare o ambiente

Quando estamos recebendo um cãozinho como novo morador precisamos ajudá-lo a acertar, a ter os comportamentos que esperamos dele. E quando se trata de ensinar filhote a fazer as necessidades no lugar a forma de fazer isso é preparando o ambiente para recebe-lo.

Retire todos os tapetes; os cães instintivamente procuram superfícies que absorvam o xixi, então você precisa retirar todos os tecidos que fazem isso do chão. Se tem algum lugar da casa que não pode ou quer retirar o tapete, use um cercadinho, não dê ao cãozinho acesso a esse local.

Espalhe o maior número possível de tapetes higiênicos, jornais ou do material que optar por utilizar pela casa, principalmente no lugar que você deseja que ele se habitue a fazer as necessidades.


Teste o que funciona melhor com seu cãozinho, qual tipo de material é mais atrativo para ele na hora de fazer as necessidades. Para alguns vão ser jornais (para o tutor a opção mais em conta, então pode começar testando esse se desejar, mas como fica úmido e suja o ambiente também é necessário trocar com mais frequência), para outros a melhor opção pode ser os tapetes higiênicos ou grama sintética.

Uma ótima dica de opção de material para ajudar o cão a acertar por ser até mais natural para eles, é uma caixa com grama natural, hoje já é possível encontrar essas caixas desenvolvidas especificamente para esse propósito das necessidades do cão em casa; ou você mesmo com uma simples pesquisa na internet pode aprender a fazer uma caixa desse tipo, o que sai mais em conta já que os materiais que você utilizará como grama, areia e argila não são materiais tão caros.

Por incrível que pareça, para alguns cães somente esse manejo ambiental pode ser o suficiente, e o cão pode se condicionar a fazer sempre naquela superfície sem que precisemos do nosso próximo passo. Mas caso não seja o caso na sua casa, vamos ao passo 2.


  • Ajude o a entender qual é o local adequado

Primeiro de tudo, evite brigas e broncas. Os cães percebem a atenção que recebem de forma diferente a nossa, para nós bronca é sempre algo ruim mas para eles ela pode ser simplesmente sinônimo de sucesso em conseguir nossa atenção, e ele pode repetir o comportamento sempre que quiser a conseguir novamente. Broncas também podem causar medos e traumas no cachorro, elas não colaboram em nada quando estamos tentando educar um cachorro. Então, ignore totalmente os erros! Os flagrando na hora que acontecem ou seu rastro depois, simplesmente ignore e limpe sem deixar que o cão veja.


E não deixá-lo o ver limpando é sim importante, pois ele pode entender a situação de diversas formas, como por exemplo que não pode fazer as necessidades ali, que não pode fazer as necessidades em casa ou até que não pode fazer na sua frente. E ele pode começar a fazer escondido ou até mesmo ingerir (a chamada coprofagia) simplesmente para que você não mais veja.


Uma opção pode ser limitar o espaço do cão nesse período de aprendizagem, principalmente se tratando de filhote, isso também o ajuda a ser mais independente. Então você pode cercar uma área ou algum cômodo e forrar todo o ambiente, deixando somente um canto livre com a cama, água e para oferecer a comida, e manter o cão lá.

Observação, se for essa sua opção não esqueça de estar sempre cuidando da rotina de alimentação, de gasto de energia, enriquecimento ambiental e de socialização dele.


E a forma que vamos realmente ensinar o filhote a fazer as necessidades no lugar certo é reforçando sempre que isso acontecer. Para isso, observe a rotina do seu cão, fique atento quando ele estiver bebendo água e quanto tempo depois ele normalmente faz as necessidades. Você não deve deixar a alimentação do cão disponível o tempo todo, a rotina é muito importante para eles e isso também faz mal à saúde, separe a porção sugerida na própria ração ou pelo veterinário em duas ou três vezes ao dia. Esses horários de alimentação são nosso trunfo na hora de ensiná-los, pois após se alimentar (principalmente se essa alimentação for com as rações secas próprias para eles, que normalmente tem bastante sódio) ele vai também beber água e em pouco tempo irá fazer as necessidades. Com essa observação de como funciona o organismo dele, você pode até começar a mantê-lo no lugar exato que deseja que ele faça nesses momentos, esperando e observando de perto até que ele faça. E esse passo é fundamental principalmente no caso de cachorros que estão com mais dificuldades em aprender.


E agora a parte mais importante, toda vez que você conseguir capturar o cão fazendo a necessidade no lugar certo (no início o lugar certo vão ser todos os que você disponibilizou o tapete higiênico ou jornal), reforce esse comportamento. No exato momento que o cão estiver terminando ou acabado de fazer, o elogie efusivamente, "faça uma festinha" pra ele, se possível ofereça também algum petisco, alguma recompensa que ele goste. Sempre com cuidado para não assustá-lo, não queremos que ele associe o que fez com susto ou confusão mas sim com um momento bom pra ele, de festa e alegria.


Conforme o cão for errando menos, e estiver acertando com consistência, você pode ir diminuindo aos poucos a quantidade de jornal ou tapetes higiênicos espalhados pela casa, até deixar somente no lugar exato que deseja que ele faça as necessidades.

O tempo desse aprendizado depende de quantas vezes você conseguir o flagrar fazendo no lugar certo e reforçar para que ele associe e queira repetir aquele comportamento sempre.

Assim logo ele estará totalmente condicionado, ou seja, será um comportamento natural dele fazer as necessidades naquele local, e você não precisará mais observá-lo fazendo.

Resumindo:

  • Ofereça ambientes e superfícies apropriadas

  • Ignore os erros

  • O ajude a acertar

  • Reforce, reforce e reforce!


Quer saber mais sobre como ajudar seu cão a ser mais feliz e educado?

Quer aprender a se comunicar com seu cãozinho e a garantir que todas as necessidades dele estão sendo atendidas?

Clique aqui para saber mais e seu cão terá ainda mais sorte em lhe ter como tutor.




 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page