top of page
Buscar

Adotou Um Cachorro? Os 4 Primeiros Passos Mais Importantes Pós Adoção Para o Bem-Estar do Cão

  • Foto do escritor: Gustavo Dias Oliveira
    Gustavo Dias Oliveira
  • 17 de jul. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2023

Se você adotou ou está pensando em adotar um cãozinho, é importante você saber alguns cuidados pós adoção essenciais para que seu mais novo companheiro seja feliz e equilibrado, e para que essa convivência seja tranquila e harmoniosa para vocês. Um cão é uma vida, e cuidar da saúde e do bem-estar dele é responsabilidade do tutor. Então se você tem dúvidas, e está se perguntando "adotei um cão, e agora?", saiba os 4 primeiros passos mais importantes pós adoção para o bem-estar do cão e consequentemente o seu.

Antes de entrarmos nos passos de fato, vale ressaltar que estamos tratando dos cuidados diários, de preparar e receber o cão em sua casa. Mas além desses não esqueça dos cuidados veterinários como um bom check-up, vacinação e até a castração são altamente recomendados para garantir um cãozinho mais saudável.

Agora sim, vamos aos 4 primeiros passos mais importantes pós adoção para o bem-estar do cão:


1. Criar um espaço para o cão; é importante que ele tenha um local dele na casa, um lugar calmo, em que ele sempre consiga relaxar. Então coloque uma caminha confortável para ele em um local tranquilo, ofereça os brinquedos e petiscos nesse local para que ele vá associando aquele ambiente a um momento agradável e de calmaria. Ofereça ao cão esse cantinho dele para que ele possa utilizar como refúgio sempre que desejar fugir de situações incomodas ou simplesmente descansar.


2. Criar uma rotina para o cão; eles gostam e precisam de uma boa rotina. Ofereça ao cão uma rotina diária de passeios que atendam as demandas específicas do seu cão em termos de gasto de energia; uma rotina de alimentação com horários e quantidades bem definidas (tem post sobre manejo alimentar aqui no blog para te ajudar com isso); e como o cão vai de qualquer forma passar muitas horas do dia em casa, você precisa oferecer para ele também uma rotina com opções e formas de gasto de energia dentro de casa, o chamado enriquecimento ambiental (também tem post no blog sobre as melhores opções de brinquedos interativos para te ajudar a enriquecer o ambiente pra ele).


3. Não reforçar comportamentos indesejados; quanto estamos os recebendo em casa, principalmente quando são filhotes, acabamos mesmo que sem saber reforçando determinados comportamentos que no futuro serão indesejados por nós mesmos.

Por exemplo: nos primeiros dias do cão em casa, ele vai te receber quando você chega da rua de forma calma, "tímida", sem muita festa. Mas com o passar dos dias ele vai ficando mais conectado a você e já começa a ficar mais feliz e fazer festa quando você chega, e começa a pular em você. Como você está feliz em vê-lo feliz, quando ele pulou, você deu carinho, atenção e até pegou ele no colo. Pronto! Repetir isso algumas poucas vezes basta para o cão entender que a forma que ele consegue sua atenção é pulando em você. Quando o cão estiver mais adaptado e até maior e mais forte, esses pulos na recepção podem não só serem desagradáveis como até machucar alguém. Então, evite dar sua atenção (nem mesmo através de broncas) a tudo que o cão fizer que você não quer que ele repita. Ignore!

Reforce só o que você deseja que ele reproduza, o que nesse exemplo seria dar atenção e carinho somente com o cão com as quatros patas no chão, sem pular. Seja consistente!

Não quer que ele suba na sua cama quando crescer? Não o permita subir na sua cama desde já.


Uma observação relevante é não ensinar o cachorro a fazer as necessidades somente fora de casa, principalmente urinar. Pois em momentos eventuais que não conseguir levá-lo para rua o cachorro irá ficar segurando o xixi e pode ter problemas de saúde sérios (caso precise ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo em casa, tem um eBook para download em nosso site para te guiar nesse processo).


4. Garanta a socialização que ele precisa; os cães são seres sociais assim como os humanos. Então eles precisam de uma sociabilização adequada, pois não só gostam como necessitam de socializar, da interação, do afeto e do contato com outros cachorros e humanos (sendo válido sempre observar a particularidade de cada cãozinho, qual tipo de contato é prazeroso ou não para ele). É importante provermos esse contato com outros cachorros e pessoas durante os passeios e no dia a dia, assim como uma boa convivência com você dentro de casa.


Cuidado extras para você que já tem um ou mais cachorros em casa e está recebendo outro.

Uma boa opção pode ser apresentá-los fora de casa, que o contato inicial seja em um ambiente neutro e mais descontraído para todos; faça “festa” nesse momento de introdução e nos primeiros contatos deles, dê atenção, carinho e até um bom petisco para todos eles. Evite situações como, parar de fazer carinho em um quando outro chega perto. Faça o contrário, aumente a intensidade do carinho e faça também no que chegou.

Nesse caso a situação é nova para todos, tanto para o cão que está chegando, quanto para os que lá já estavam mas que não conhecem o novato, então queremos que todos os envolvidos associem a presença um do outro a um momento agradável e feliz.


Com esses 4 primeiros passos mais importantes pós adoção para o bem-estar do cão a relação de vocês fluirá de forma mais leve e natural.

Quer mais conteúdos e dicas sobre educação e bem-estar canino?

É só acompanhar nosso blog e nos seguir em nossas redes sociais.








 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page